sábado, 24 de novembro de 2007

Winter Landscape Played As An Autumn Sonata


Retrato de uma família destroçada assente numa mãe ausente, Charlotte, cujas duas filhas ela marcou de um modo irreversível. Uma das filhas é deficiente do corpo e a outra da alma. A deficiente do corpo, Helena, parece resignada à sua condição de borboleta pousada sobre o vidro do mundo, para sempre imóvel e à espera de algo que a mãe, aparentemente, só lhe soube dar quando era criança. A outra filha, Eva, escolheu para si uma vida estéril, negando-se o amor ao casar com um pastor luterano, Viktor, que diz não amar.
A mãe é uma pianista famosa que direccinou toda a sua capacidade de se emocionar, ou emocionar os outros, no sentido da musica e da sua interpretação. Sacrificou a família pela carreira e a filha mais velha não lhe consegue perdoar essa escolha e consequente abandono.
Mãe e filha confrontam-se verbalmente muitas vezes, acusando-se mutuamente, mas todas as palavras são apenas uma aproximação daquilo que é a verdadeira incomunicabilidade entre elas e que aparece retratada de um modo mais marcante quando a filha toca para a mãe uma peça de Chopin. Tudo o que está ausente da interpretação da filha é aquilo que a mãe lhe deveria ter dado e a correcção que a mãe faz da interpretação da filha só faz aumentar esse fosso aberto entre elas. É algures entre a leitura de uma e a leitura da outra que se poderia encontrar um ponto de comunicação entre elas, mas já é tarde demais para qualquer uma delas fazer esse esforço e no fim só sobram culpas e acusações, que culminam com o abandono da casa pela mãe.
Os actores encontram-se muito bem sintonizados com as personagens, o registo é sempre sóbrio e apontado na direcção certa. No entanto a peça ganharia em intensidade se os diálogos entre Eva e Charlotte fossem condensados para dizer o essencial, até porque depois da cena em que ambas interpretam a peça de Chopin, para o espectador, torna-se óbvia onde se encontra a fractura da relação entre elas e as palavras em excesso pouco acrescentam a essa percepção.

Sem comentários: