segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bat for Eternity


Segundo uma equipa de cientistas da Harvard Medical School , nos Estados Unidos, o segredo para a uma maior longevidade pode-se encontrar no estudo mais aprofundado do eixo hormona do crescimento/ IGF1, sugerindo que mudanças chave nos genes associados a esse eixo podem conter o segredo para uma esperança de vida mais longa. Estas conclusões foram despoletadas por o estudo feito com uma espécie de morcegos (Myotis brandti) que permitiu encontrar um dos membros dessa espécie ainda vivo 41 anos depois do início desse estudo, quando o tempo médio de vida de um morcego é cerca de 20 anos.
Claro que existem outros factores que podem contribuir para aumento da esperança média de vida nesta espécie, nomeadamente a alimentação, o facto de hibernarem ou o seu pequeno tamanho (podem pesar entre 4 a 8 g). No entanto estudos feitos na University of Texas Health Science, no Texas,  já permitiram observar um aumento de 50 % da esperança média de vida de ratos de laboratório, em virtude de alterações no referido eixo da hormona do crescimento, apontado deste modo para a importância de um estudo, a nível molecular, desse mesmo eixo.

Neste caso parece que as estórias sobre vampiros, que todos nós sabemos se transformam em morcegos, vêm confirmar as suspeitas de que afinal sempre são eles que possuem o segredo, senão da vida eterna, pelo menos de uma vida bem mais longa.  E não vai ser necessário andarem para aí às dentadinhas aos pescoços das pessoas, Bela Lugosi style, a não ser por outras razões mais eróticas.ontrar no estudo do chamado eixoais longa. eixo podem conter o segredo da longevidade numa espncontrar no estudo do chamado eixo

Sem comentários: