sábado, 28 de junho de 2008

Riddle



Teve 130 amantes, número mais reduzido que o mítico Don Juan que foi até às 1003. Diz-se que trabalhou na revisão do libreto que Lorenzo da Ponte escreveu para a obra musicada por Mozart e na qual se retrata a vida do já citado libertino, Don Giovanni. Mas ao contrário dessa figura ficcionada teve alguns casos com homens e para o fim da vida adquiriu um gosto pouco aconselhável por rapariguinhas demasiado novas.

Mas quem diria que ele teve ainda tempo para escrever um total de 42 obras literárias onde, para além das famosas memórias, se incluem peças de teatro, libretos, um romance de ficção científica em quatro volumes e tratados sobre matemática, chegando mesmo a traduzir a Ilíada.

Numa biografia agora editada pela Hodder & Stoughton e escrita por Ian Kelly a dimensão do libertino é suplantada pela do intelectual que se assume como um dos faróis do espírito Iluminista. Percursor da teoria da sexualidade de Freud e defensor acérrimo de métodos contraceptivos, quem diria que se está a falar de Casanova?

Quem quiser pode ler um excerto do livro aqui.

Sem comentários: